![]() |
Relógio atômico do Colorado - EUA |
Entretanto, recentemente, foi verificado que o movimento de rotação da Terra está acelerando. O ano de 2020 foi considerado o mais curto da história, desde que se iniciaram as medições. O ano mais curto da história havia sido registrado em 2005, mas em 2020 o registro foi superado 28 vezes.
Os dias devem ser, em média, 0,5 milissegundo mais curtos do que o normal. O último domingo (3) teve um total de 23 horas, 59 minutos e 59,9998927 segundos. Esses registros devem de repetir ao longo do ano.
Na verdade, o que ocorre é que a velocidade de rotação da Terra varia constantemente, dependendo de diversos fatores, como o complexo movimento de seu núcleo derretido, dos oceanos e da atmosfera, além das interações gravitacionais com outros corpos celestes, como a Lua. O aquecimento global, e consequente derretimento das calotas polares e gelo das montanhas também tem acelerado a movimentação.
Isto não quer dizer que o tempo está se passando mais rápido ou mais lento. Esta sensação que temos, é explicada pela psicologia e em outra matéria futura iremos abordar o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário