sábado, 12 de junho de 2021

Por que espreguiçamos?


Espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação, diminui a tensão e prepara o corpo para uma nova atividade. É tão benéfico para o corpo que todos os animais praticamente o fazem. Mas afinal, por que espreguiçamos?
O hábito de pandicular pela manhã – e de espreguiçar ao longo do dia – acontece também pela necessidade de relaxar os músculos, que ficam tensos pelos mais variados motivos. A vontade de alongar o corpo de manhã é maior porque tendemos a dormir sempre na mesma posição.
Além disso, esta rotina permite também aumentar o fluxo sanguíneo, despertando não só os músculos, como também o organismo e o cérebro.
Segundo o professor de educação física da Universidade de São Paulo, Carlos Ugrinowipsch, a teoria é que mesmo com o corpo imobilizado durante o sono, o sistema nervoso continua enviando impulsos elétricos para os músculos, mantendo-os tensos. Quando ficamos em uma mesma postura por muito tempo, uma parte dos músculos se ressente, por estarem alongados ou contraídos demais!

Ao espreguiçar-se, você libera endorfina e serotonina nos músculos. Esses hormônios são responsáveis pela sensação de prazer e pela memória, respectivamente.
Quando estamos muito tensos, é natural sentirmos dores de cabeça. Por isso, ao relaxar os músculos por meio do ato de espreguiçar-se, é possível, que você reduza ou acabe de vez com as dores causadas por tensão muscular




Fonte:https://super.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário