A equipe — que inclui pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica e da Universidade George Mason — acredita ter encontrado evidências fotográficas de uma variedade de organismos semelhantes a fungos, bolotas-da-terra, um fungo redondo com aparência de nuvem encontrado facilmente aqui na Terra, no Planeta Vermelho.
Imagens tiradas pelos rovers Opportunity and Curiosity da NASA, bem como a câmera HiRISE de alta resolução da agência incluída ao Mars Reconnaissance Orbiter são a evidência para tal alegação.Segundo o artigo, os fungos prosperam em ambientes de radiação intensa. Ainda, fotos sequenciais documentam que espécimes marcianos semelhantes a fungos emergem do solo e aumentam de tamanho, incluindo aqueles que se assemelham a bolotas-da-terra. Após a obliteração de espécimes esféricos pelas rodas de rover, novas esferas – algumas com talos – apareceram no topo das cristas das trilhas antigas. Espécimes semelhantes a fungos negros também apareceram no topo dos rovers.
Foram examinadas também fotos tiradas pelo HiRISE da NASA, e encontrou evidências de espécimes amorfos dentro de uma fenda que mudaram de forma e localização e depois desapareceram, segundo o artigo.Já sabemos que diversos organismos podem sobreviver em ambientes hostis aqui na Terra, com baixa oxigenação, altas temperaturas e radiação. Ambientes semelhantes aos que temos em Marte. Fala-se em possível semeação destes organismo pela Terra em Marte e vice-versa, em eventos como colisão de meteoritos aqui e por lá.
Teoria de fungos em Marte vem de estudo que usa metodologia imprecisa e não confiável!
Entretanto, os pesquisadores apontando que as semelhanças na morfologia não são a prova de vida, e que não podemos descartar completamente minerais, clima e forças geológicas desconhecidas que seriam únicas em Marte e desconhecidas e estranhas à Terra.
Segundo o astrobiólogo Brendan Burns: "Todas as evidências disponíveis sugerem que a superfície de Marte não é hospitaleira para a vida."
Teorias científicas como "cogumelos em Marte" podem prejudicar organizações como a Nasa, que se dedicam diariamente para encontrar sinais legítimos de vida no planeta vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário