sábado, 16 de janeiro de 2021

Entenda as novas políticas do WhatsApp !

 

O WhatsApp, App de mensagens, que tem como dono o Facebook, anunciou recentemente que passará a ser obrigatório o compartilhamento de dados de seus usuários com o Facebook. Segundo as novas políticas dos App, quem não concordar com as mudanças, conforme notificação enviada pela plataforma, será convidado a pagar pelo App e/ou desativar a conta. 

Segundo informado pela plataforma, por enquanto,  até dia 8 de fevereiro, os usuários devem aderir à política de privacidade, depois será preciso aceitar a atualização do App para continuar usando o mesmo.

Trata-se de um projeto do Facebook que tem como aposta fazer o WhatsApp dar lucro, algo que segundo a empresa nunca foi possível. 



Mas então, o que seria este compartilhamento com o Facebook, o que muda ?

Segundo o Facebook, estas atualizações permitirão o compartilhamento de informações adicionais entre o App WhatsApp e outros aplicativos como Instagram e Messenger.

Estamos falando então de dados de perfil, o que não inclui o conteúdo das conversas, que seguem criptografadas. Em sua plataforma, o WhatsApp disponibiliza quais informações que poderão ser disponibilizadas. 

* Número de telefone e dados de registro, como nome;

* Informações do telefone, incluindo a marca, modelo e Operadora;

* Número de IP;

* Qualquer transação financeira feita pelo WhatsApp como pagamentos;

* Número de contatos;

* Atualização de Status;

* Tempo de uso ou momento que está on-line;

* Foto de perfil, e outras informações irrelevantes.

O Objetivo da coleta de dados seria, segundo a plataforma, operar, fornecer, melhorar, entender, personalizar, oferecer suporte e claro, oferecer e anunciar serviços.

A medida gerou grande comoção na Internet e quando o CEO da Tesla, Senhor Elon Musk, sugeriu a migração para outro serviço de mensagens, como o Signal ou Telegram. Além dele, o fundador do Twitter, Jack Dorsey, também recomendou o uso do aplicativo para burlar o consentimento forçado pelo Facebook. 

Acreditamos não ser necessário tanta histeria cobre o caso. Nossos dados já são constantemente trocados e manipulados em todas as redes sociais. Algorítimos de classificação nos enquadram a todo momento em grupos específicos para anúncios e serviços, tanto nas plataformas do Instagram como do Facebook.

É claro que estamos sufocados com tantos anúncios a todo momento, entretanto é o custo de estar conectado à redes sociais gratuitas. 

Alguém tem que pagar a conta, que sejam os anunciantes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário