//-->

sábado, 9 de janeiro de 2021

A Terra está sim girando mais rápido, mas não é bem assim!


Há 50 anos dava-se inicio as medições do tempo de rotação da Terra em seu próprio eixo e ao redor do Sol. Com o advento do relógio atômico, foi possível fazer medições extremamente precisas sobre o movimento de rotação da Terra. Dos anos 70 pra cá, foram adicionados ao tempo "mecânico", por assim dizer, ao todo 27 segundos ao tempo atômico Internacional. Desta forma, o tempo medido e o tempo real de rotação da Terra ficam sincronizados. Esta correções são feitas quando este tempo se difere em 1 segundo. Estes ajustes acontecem sempre ao final de 1 semestre em 31 de dezembro ou 30 e junho. 

Relógio atômico do Colorado - EUA

Até o final de 2016, foi verificado um atraso, e houve tempos em que os relógios tiveram que parar em 1 segundo para esperar a Terra.

Entretanto, recentemente, foi verificado que o movimento de rotação da Terra está acelerando. O ano de 2020 foi considerado o mais curto da história, desde que se iniciaram as medições. O ano mais curto da história havia sido registrado em 2005, mas em 2020 o registro foi superado 28 vezes.

Os dias devem ser, em média, 0,5 milissegundo mais curtos do que o normal. O último domingo (3) teve um total de 23 horas, 59 minutos e 59,9998927 segundos. Esses registros devem de repetir ao longo do ano.

Na verdade, o que ocorre é que a velocidade de rotação da Terra varia constantemente, dependendo de diversos fatores, como o complexo movimento de seu núcleo derretido, dos oceanos e da atmosfera, além das interações gravitacionais com outros corpos celestes, como a Lua. O aquecimento global, e consequente derretimento das calotas polares e gelo das montanhas também tem acelerado a movimentação.


Por isso, os dias nunca têm duração exatamente igual. O último domingo (3) teve "apenas" 23 horas, 59 minutos e 59,9998927 segundos. Já a segunda-feira (4) foi mais preguiçosa, com pouco mais de 24 horas. Vale lembrar que estamos falando apenas da rotação, que regula os dias. O movimento de translação da Terra, que define um ano, não sofreu alterações significativas.

Isto não quer dizer que o tempo está se passando mais rápido ou mais lento. Esta sensação que temos, é explicada pela psicologia e em outra matéria futura iremos abordar o assunto.


Nenhum comentário :

Postar um comentário