domingo, 4 de setembro de 2016

Por que não podemos nos exercitar após o almoço ?

 A indigestão, popularmente conhecida como congestão, é caracterizado por digestão anormal e dificultada. É um dos problemas gástricos mais prevalentes e pode, ou não estar associado a outras doenças, como gastrite, úlceras gástricas, tumores, etc. Confunde se o nome devido a aparência de um congestionamento no intestino após a ingestão de alimentos. Segundo os gastroenterologistas, quando acabamos de almoçar, o sangue vai de uma forma intensa para o mesentério (meio do intestino). Lá, o sangue absorve os nutrientes do intestino e os transporta para todo o corpo.
Se nesse período a pessoa faz um esforço físico, outras partes do corpo vão solicitar o sangue que está no intestino e pode acontecer uma indigestão.
O ideal seria que as pessoas ficassem meia hora quietas, como os mexicanos que dormem após o almoço. O organismo tem que guardar repouso porque o sangue está sendo solicitado para digerir os alimentos. Do contrário, o indivíduo pode ter dor de cabeça, vomito e suar frio. O organismo joga o alimento para fora (vômito) para não intoxicar o indivíduo, uma vez que o corpo percebe que a comida não será digerida. Em casos muito graves, associados com outras enfermidades,pode levar até mesmo ao óbito.
No caso de um banho de mar, por exemplo, os médicos orientam uma hora após a refeição.
É um mito dizer que a pessoa terá uma indigestão por ter tomado banho logo após o almoço. Recomenda se que o banho seja rápido e, se for lavar a cabeça, que não exija muito esforço.
De modo geral, a boa digestão depende do alimento consumido, da quantidade ingerida e da idade de quem consome. Um simples ovo cozido, por exemplo, demora nove horas para ser digerido, já a algumas carnes magras,  meia hora.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário