terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Batatas Fritas e o Risco para a Saúde !

As batatas fritas e alguns outros alimentos feitos com altas temperaturas,  contêm acrilamida, um químico com propriedades cancerígenas que se ativam quando os alimentos com amido são expostos a altas temperaturas, como é o caso da fritura.
Em 2003, uma investigação do City Hope National Medical Center, na Califórnia, nos EUA, mencionou a presença de acrilamida nas batatas fritas, no pão, em bolachas e em biscoitos, acusando a substância de ser responsável por mutações no DNA que potenciam o desenvolvimento de vários tipos de cânceres. O estudo sueco culpa a temperatura a que os tubérculos são fritos. A acrilamida é produzida por meio da reação entre açúcares e aminoácidos presentes em alimentos que são submetidos a altas temperaturas. Esse processo denomina-se reação de Maillard e se desenvolve quando cozinhamos ou fritamos alimentos em temperatura acima de 120°C. Devido a essa reação, os alimentos mudam de tonalidade, como ocorre com o "pão na chapa" e batatas fritas ou cozidas !
Ficou claro nos estudos que os ambientes refrigerados potenciam a formação de acrilamida durante o processo.
Os pesquisadores dizem que devemos evitar comer batatas fritas de pacote porque estas são cozinhadas a temperaturas superiores às recomendadas, e prefira vegetais para acompanhar a carnes e peixes.
 Para proteger a sua saúde deve preferir batatas cozidas ou assadas ou, no caso de querer as famosas fritas, retire-as do óleo antes que adquiram um tom acastanhado. Além disso, não deve guardar batatas cruas na geladeira.

Fonte: www.eufic.org

Nenhum comentário :

Postar um comentário