quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Será que comer de tudo um pouco é aconselhável ?

Quando montamos nossos pratos para as refeições, tentamos combinar alimentos que sejam saudáveis e outros que nos agrada o paladar. Porém devemos observar algumas regras, pois a combinação de certos alimentos pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo.
Segundo o nutricionistas, o café com leite, é um bom exemplo de mistura que devemos evitar. Neste caso a cafeína acaba diminuindo a absorção do cálcio, do ferro e da vitamina c contidas no leite. Outro grande exemplo seria o famoso cafezinho após as refeições. A cafeína impede a absorção de ferro e vitamina c, outrora ingeridos pela alimentação.

Apesar de nutritivo, o espinafre também interfere na absorção do cálcio fornecido por outros participantes da salada, como brócolis e repolho. Aconselha se a dosar o consumo de espinafre quando misturado com outros ingredientes, ou melhor ainda, consumi-lo em porções individuais.
Quanto as frutas, os nutricionistas orientam a evitar usar açúcar ou adoçantes artificiais, como por exemplo no caso de sucos naturais. A adição de açucares e adoçantes também interfere na oferta de vitaminas e minerais das frutas.  Além disto o açúcar possui muitas calorias, e não fornece nenhum nutriente aproveitável pelos organismo.
A dica é fazer combinações favoráveis. O feijão com o arros( de preferência  o integral), formam proteínas e fornecem minerais e vitaminas importantes ao organismo. Alimentos como feijoada em conjunto com a laranja facilitam a digestão, controlam o PH do estômago.
Além disto, frutas cítricas ajudam na absorção de ferro obtido pelos vegetais. O ideal é ingerir a fruta logo após as refeições, como sobremesa.
Azeite combinado com manjericão é mais um truque revelado pela nutricionista funcional. Segundo ela, o azeite é capaz de potencializar os nutrientes da erva, intensificando seus efeitos anti-inflamatórios e prevenindo doenças crônicas.
Para quem toma suplementos e vitaminas não se deve tomar com leite ou derivados, devido ao processo de quelação que sequestram diversos minerais e vitaminas.
Gostaríamos de lembrar que somente um médico nutricionista poderá estipular uma dieta que se adeque a cada tipo de pessoa e suas necessidades !

Fonte: http://www.minhavida.com.br/

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