sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Descoberto exoplaneta com vapor de água em atmosfera !


O site do History Channel, apresentou esta semana uma notícia muito interessante. Pela primeira vez, cientistas norte-americanos conseguiram detectar vapor de água na atmosfera de um exoplaneta, com tamanho aproximado à Netuno. Em outras palavras, isto significa que foi detectado um planeta com condições similares a da Terra, fora de nosso sistema solar, no que se refere a existência de água.

Este exoplaneta está situado a 122 anos-luz da Terra. Foi utilizado uma técnica conhecida como espectrometria, onde as imagens obtidas pelos telescópios Hubble e Spitzer foram tratadas e analisadas. Os astrônomos utilizam redes de difração para estudar o espectro de energia da radiação eletromagnética dos astros coletada nos telescópios. A rede de difração é o artefato que substitui o antigo prisma óptico na pesquisa científica. Sua qualidade se mede pelo poder de separação de duas linhas de absorção ou de emissão do espectro eletromagnético de uma estrela ou corpo celeste luminoso, isto é, pela sua resolução espectral. Desta forma, consegue se dados que vão desde a temperatura destes corpos até sua composição química !
O pesquisador da Universidade de Maryland Jonathan Fraine e seus colegas utilizaram esta técnica. Partindo das imagens obtidas, os astrônomos encontraram, pela primeira vez, um planeta desse porte que, apesar de conter uma camada espessa de nuvens, teve a composição atmosférica possível de ser medida.
Até hoje, os cientistas haviam tentado, sem sucesso, analisar a atmosfera de outros quatro exoplanetas de tamanho similar ou menor que Netuno. No entanto, dessa vez, foi possível observar marcas que denunciam a presença de moléculas de vapor de água, hidrogênio e traços de átomos pesados.




Fonte: http://seuhistory.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário