sábado, 13 de setembro de 2014

Tratar obesidade como doença, faz pessoas comerem mais, segundo estudo !

Um conjunto de pesquisadores das universidades Richmond e Minnesota descobriam, em uma pesquisa, que ao tratarmos pessoas obesas como doentes, podemos deixa los mais relaxados e consequentemente mais obesos.
Segundo as psicólogas Crystal Hoyt e Jeni Burnette, pessoas obesas que ouvem que suas condições são devido à doença, tendem a pensar que suas condições são irreversíveis e a não se preocuparem com seus pesos.
Foram recrutados mais de 700 pessoas para a pesquisa que foram divididas em 3 grupos. Cada grupo leu um texto diferente e depois responderam algumas perguntas.
Um dos grupos leu um texto que descrevia a obesidade como doença. Outro grupo leu um informativo padrão sobre a obesidade, exercícios, controle de peso. O terceiro grupo leu um texto que defende que a obesidade não é uma doença.
Os resultados foram significativos:
O grupo que leu o primeiro texto, se mostrou menos preocupado com a dieta e as pessoas deste grupo se mostraram mais satisfeitas com seus corpos atuais. Além disto, escolheram também lanches mais calóricos, dentro de um cardápio oferecido pelos cientistas;
Os outros grupos, apresentaram sinais de preocupação com hábitos saudáveis, peso e dieta.
Nos Estados Unidos, a obesidade foi definida como doença em junho de 2013, gerando discussões na comunidade acadêmica.
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%. O levantamento é da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), e os dados foram coletados em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Fontes: http://www.endocrino.org.br/;
             http://f5.folha.uol.com.br/





Nenhum comentário :

Postar um comentário