quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Risco de câncer pode estar relacionado com aumento de manequim, segundo estudo !

Um estudo feito pela University College London, apontou que mulheres que subiram um tamanho de saia a cada década após os 20 anos tinham um risco 33% maior de ter câncer de mama após a menopausa.
Já se sabe que a obesidade é um fator decisivo para diversas doenças, entre elas o câncer.
O estudo acompanhou mais de 90 mil mulheres de 50 a 60 anos que vivem na Inglaterra. Durante os três anos do período de acompanhamento, 1.090 delas desenvolveram câncer de mama.

Cada aumento de uma unidade no tamanho britânico de saia a cada dez anos (por exemplo, passar de 12 para 14, ou, no Brasil, de 38 para 40) a partir dos 25 anos até o período pós-menopausa estava associado a um risco de câncer de mama 33% maior, calcularam os pesquisadores.
Subir dois tamanhos de saia no mesmo período representou um risco 77% maior, segundo o estudo.
Sabe se que 40 % dos cânceres de mama podem ser evitados com mudanças no estilo de vida, tendo como foco hábitos saudáveis.
Porém, os pesquisadores disseram que o estudo tem algumas limitações - uma delas, o fato de ter se baseado na memória das mulheres para lembrar com precisão o tamanho da saia aos 20 anos de idade.
Além disso, Tom Stansfield, do Cancer Research UK, aponta que os padrões de tamanhos de roupas mudaram ao longo dos anos. Juntos, estes dois fatores diminuem a confiabilidade do estudo, opinou o especialista.
Entretanto, estudos à parte, manter um peso saudável é importante para ajudar a reduzir não somente o risco de câncer de mama após a menopausa, como outras diversas doenças relacionadas à obesidade !

Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Nenhum comentário :

Postar um comentário