quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Por que mulheres grávidas possuem desejos gastronômicos estranhos ?

Segundo alguns estudiosos, parte do desejo das mulheres grávidas se dá ao fato da carência. A gestante buscaria então satisfação com delírios gastronômicos. Entretanto a teoria mais aceita hoje é que o desejo incontrolável de algumas mulheres grávidas é devido a carência por demanda de nutrientes específicos.

O corpo aprende ao longo da vida a relacionar alguns alimentos com seus nutrientes específicos. Quando precisamos de cálcio, por exemplo, o corpo nos pede leite em forma de desejos, ou ovo quando quer zinco. Segundo Jocelem Mastrodi Salgado, professora do curso de nutrição da USP, na grávida estes desejos são mais intensos devido a se ter uma nova vida em formação. Esta teoria explicaria, por exemplo, a necessidade observada em alguns náufragos de comerem os olhos dos peixes pescados ou outras iguarias estranhas.
Muitas mães sofrem de anemia no final da gestação e é comum que neste período o desejo por carnes mal passadas aumente. Aparece então, na grande maioria dos casos, um desejo por bifes mal passados, solução encontrada pelo organismo para suprir a necessidade de ferro.
Há ainda a questão hormonal que altera o apetite destas gestantes. Hormônios como  o HCG (gonadotrofina coriônica humana) e a progesterona, que regulam as funções da gravidez, alteram a composição da saliva, fazendo as comidas terem outro gosto. Isso serviria de explicação para que comidas favoritas passem a ser rejeitadas, e vice-versa, além de favorecer combinações que paladares normais achem no mínimo estranho.

Fonte: http://super.abril.com.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário