segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pedras que andam ! Cientistas desvendam o mistério no Vale da Morte !

No Vale da Morte, região situada no deserto de Mojave, na Califórnia, existe um grande mistério. As pedras do deserto, algumas com até 300 kg, literalmente andam sobre a areia de um lago seco, plano e rodeado por montanhas.
Este mistério começou a ser estudado em 1940, sem nenhuma explicação razoável para o fenômeno. Campos de energia, magnetismo da terra e até extraterrestres foram teorias idealizadas para o fenômeno.

Finalmente, em dezembro passado, o pesquisador Richard Norris, da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, e seu primo James Norris puderam presenciar e captar em imagens o fenômeno.
Num estudo publicado nesta semana na revista PLOS ONE, esclarece que tudo começa quando a chuva produz uma capa de água sobre o terreno seco, criando um lago superficial. Durante a noite, essa água se congela, formando uma capa de gelo de cerca de três a seis milímetros na qual ficam presas as bases das rochas. Quando o sol sai, o gelo começa a quebrar, criando placas de vários metros de largura que se deslocam com o vento.
Assim, as pedras se movem sobre o barro, impulsionadas pelas placas de gelo, a uma velocidade de dois a cinco metros por minuto, formando os famosos sulcos na terra. As trajetórias dependem da velocidade e da direção do vento e da água que se encontra abaixo do gelo.
O fenômeno não é frequente porque quase não chove no Vale da Morte, e as temperaturas médias são elevadas.











Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Nenhum comentário :

Postar um comentário