terça-feira, 30 de setembro de 2014

Estado da Louisiana nos EUA, está se tornando submerso

O site da History Channel, apresentou uma matéria interessante, onde de acordo com um estudo científico, cerca de 5 mil km ² da superfície do estado da Louisiana, nos Estados Unidos, estão sendo alagados. Aos poucos, o estado está sendo coberto pelas águas do Golfo do México, e segundo os cálculos dos especialistas, no ano de 2100, Nova Orleans poderá ficar completamente submersa.

O fator humano, e as mudanças climáticas são os principais fatores.Com a construção de diversas represas para reter as águas do rio Mississípi, que impediram o fluxo dos sedimentos que eram arrastados pelo rio e que permitiam a formação do solo da linha costeira, pois ancoravam sobre as raízes das plantas da região. Outro fator importante é o degelo em escala global que elevou gradualmente o nível dos mare em 3,2 mm a cada ano.
Como o estado da Luisiana fica localizado em torno da Grand Isle, ilha que funciona com uma barreira no Golfo do México, seu caso é ainda mais grave, pois o nível marítimo na região está subindo algo em torno de 9,2 mm anualmente.
Enquanto isso, as atividades industriais da região transformaram a região, ao longo do século XX, em um grande centro nacional de extração petrolífera. Dessa forma, os alicerces naturais da superfície terrestre foram minados, e os pântanos locais destruídos, resultando em um afundamento gradual das terras.

Fonte: http://seuhistory.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário