sábado, 13 de setembro de 2014

Encontrado papiro de 1500 anos que faz referência a última ceia !

A pesquisadora Roberta Mazza descobriu um artefato quando estava analisando milhares de papiros mantidos nos cofres da biblioteca do Instituto de Pesquisa John Rylands na Universidade de Manchester, Reino Unido.
Trata se de um fragmento de um papiro grego de 1500 anos de idade, com uma mensagem que faz referências à passagem bíblica da Última Ceia e ao "maná do céu", pode ser um dos mais antigos amuletos cristãos, acreditam pesquisadores. Maná, de acordo com o Êxodo, é um alimento produzido milagrosamente e fornecido por Deus ao povo israelita.

Trata se de um dos primeiros registro do uso de magia no contexto cristão e o primeira referência a eucaristia.
O texto do papiro é uma mistura de trechos do Salmos 78: 23-24 e Mateus 26: 28-30, entre outros, disse Mazza, que é uma pesquisadora do Instituto John Rylands. Acredita-se que o documento tenha origem de alguma cidade antiga do Egito. Uma análise de carbono data o fragmento entre os anos 574 e 660. A descoberta de Mazza foi apresentada esta semana em uma conferência internacional de papiros no instituto de pesquisa da Universidade de Manchester. De acordo com a pesquisadora, o achado revela que os cristãos adotaram uma prática egípcia de usar “encantos” para afastar perigos.
O amuleto foi escrito no verso de um recibo que parece ser do pagamento de um imposto sobre grãos. O texto do recibo, quase ilegível, faz menção a um coletor de impostos da vila de Tertembuthis, localizada na zona rural de Hermoupolis, uma antiga cidade que é hoje a cidade egípcia de El-Ashmunein.
Confira abaixo uma tradução livre do papiro:
“Temam todos aquele que governa sobre a Terra. Saiba você as nações e povos que Cristo é o nosso Deus. Pois ele falou e eles vieram a ser, ele mandou, e logo foram criados; ele pôs tudo sob os nossos pés e nos libertou do desejo de nossos inimigos. Nosso Deus preparou uma mesa no deserto sagrado para o povo e deu o maná da nova aliança para comer, o corpo imortal do Senhor e o sangue de Cristo derramado por nós na remissão dos pecados.”

Fonte: http://seuhistory.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário