quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cientistas criam roupa com super seda modificada !

Os cientistas sabem que as proteínas da seda da aranha são excepcionalmente fortes. Para termos uma ideia, se comparado com o aço, dada as proporções, a seda da aranha é cerca de 5 vezes mais forte do que um fio de aço.
Por conta disso, os pesquisadores consideram usar a seda da aranha para tudo, de fio cirúrgico a colete à prova de balas.
Entretanto criar aranhas é uma tarefa extremamente complicada.  Por outro lado, os bichos-da-seda estão domesticados há milhares de anos. Eles produzem grandes casulos de seda e eles são fáceis de criar em ambientes fechados.

Nos últimos anos, uma série de laboratórios criou bichos-da-seda geneticamente modificados que produzem, parcialmente, a seda da aranha. Porém pela primeira vez, conseguiu se seda da aranha, provenientes de bichos-da-seda geneticamente modificados e este material foi usado em uma roupa, que além de funcionam, possui alta resistência e boa aparência.
As roupas foram tecidas por bichos-da-seda que receberam um gene de aranha.
Na verdade, trata-se de uma mistura de proteínas de aranha e de bicho-da-seda, que sai das fiandeiras da boca destes últimos. O material híbrido resultante é composto de menos de 1% de proteína de aranha, mas é 53% mais resistente que a seda normal, de acordo com a equipe de pesquisa, cinco cientistas do Instituto Nacional de Ciências Agroecológicas e da Universidade Shinshu do Japão. O estudo foi publicado na última semana, na revista PLoS ONE.

Fonte: http://seuhistory.com