terça-feira, 2 de setembro de 2014

Breve história da gasolina !

A gasolina é um subproduto natural da indústria do petróleo, sendo que querosene representa o principal produto resultante do refino do petróleo. Produzda por destilação fracionada, separação das frações mais valiosas (e voláteis) do petróleo bruto. Ao longo dos anos, inúmeros processos e agentes necessários foram inventados para melhorar a qualidade da gasolina.
Surgindo em 1800, foi utilizada no início como medicamento tópico para matar piolhos.
O nome Gazolina referia se a marca de um produto, assim como a vaselina, porém sem registro.
No século XIX, gás, carvão e querosene feitos de petróleo eram usados como combustíveis e em lâmpadas. Como subproduto do petróleo, a maior parte da gasolina era jogada no ambiente, causando grande poluição.
Os motores a vapor - que queimavam o combustível fora dos cilindros, deram lugar aos motores de combustão interna, que queimavam no interior do cilindro uma mistura de ar e gás de iluminação. O ciclo de 4 tempos foi utilizado com êxito pela primeira vez em 1876, num motor construído pelo engenheiro alemão conde Nikolaus Otto.
 Já em 1885, Karl Benz criou um motor de 4 tempos e instalou na parte de trás de um triciclo. Era mais pesado e mais lento que o de Daimler, mas duas características desse veículo persistem até hoje: a válvula curta de haste e prato e o sistema de refrigeração de água (a água não circulava, ficava armazenada num compartimento) que tinha que ser constantemente abastecido para manter-se cheio e compensar as perdas por ebulição.
Karl Bens é considerado o “Pai do Automóvel”. Ele era um homem de negócios e em 1887, iniciou a venda de um veículo de três rodas, colocando pioneiramente a disposição da sociedade, um automóvel, veículo que iria mais tarde modificar todos os conceitos de locomoção do ser humano.
Em 20 de setembro de 1893 os irmãos Charles e Frank Duryea construíram o 1º carro comercial a gasolina da América. Em 1896 Charles Duryea funda a  Duryea Motor Wagon Company, a primeira companhia a fabricar e vender automóveis a gasolina.
Na época, era um combustível ideal, pois sendo subproduto do refino do petróleo, seu custo x benefício era sem precedentes.
A Standard Oil, pertencente a John Davison Rockefeller através de diversas parcerias comercializaram a gasolina em alta escala e como a importância querosene e a gasolina estava em alta, a riqueza de Rockefeller cresceu e ele se tornou o homem mais rico do mundo e o primeiro americano a ter mais de um bilhão de dólares. Em 1937 (ano de sua morte) sua fortuna foi avaliada em 1,4 bilhão de dolares.
Nos dias atuais, a gasolina foi a commoditie que mais se valorizo. Como exemplo, no mercado futuro, nos três primeiros meses de 2012, com uma alta de 26,4%.O combustível foi influenciado pelo valor do petróleo, que subiu 14,6% em Londres neste ano. Com preços absurdos fica claro que claro que outra forma deve ser encontrada !

Fonte: Discovery Science

Nenhum comentário :

Postar um comentário