quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aparelhos desligados e na tomada consomem energia ?

Uma televisão de tubo,  quando ligada na tomada e em Standby ou seja, circuitos energizados a espera do comando de ligar, seja por teclas ou pelo controle remoto, consome em média 20 W. Para o mesmo equipamento, quando ligado, a média do seu consumo chega a 100 W.
Por exemplo, pegamos uma TV de um determinado fabricante. TV LCD de 42 polegadas.

Conforme imagem, podemos ver que em Standby a TV consome algo em torno de 1 W. Isto por hora, ou seja, 24 W por dia, ou 720 W  por Mês. Sim, é algo irrisório se comparado a equipamentos mais antigos, porém se juntarmos todos nossos eletrônicos, no final do mês teremos um consumo mais relevante.
Fica a critério de cada pessoa a relação custo x benefício alidada a comodidade.
Atualmente, aproximadamente de 5 a 10% do uso de energia elétrica nas residências nos Estados Unidos (EUA) – algo próximo a 65 W por residência – é para o modo Standby. Esta quantidade de consumo de energia está crescendo, muito devido ao uso de aparelhos com algum tipo de conexão com a Internet, os quais utilizam o modo Standby. Outros países desenvolvidos estão em situação similar. Por exemplo, no Japão, aproximadamente 10% do consumo residencial de energia vai para aparelhos que operam no modo Standby. Assim, a menos que se faça uma gestão e uso adequado da energia seja feito, o resultado será residências (quase) completamente conectadas com elevado consumo de energia no modo Standby. Estimativas indicam que caixas de TV a cabo mal projetadas, decodificadores de TV para recepção via satélite bem como uma variedade de aparelhos operando no modo Standby poderiam dobrar o consumo atual das residências para mais de 120W por residência, segundo Dr. Alan Meier, cientista do Lawrence Berkeley National Laboratory dos EUA. O quadro abaixo ilustra o consumo (em Watts) de alguns aparelhos, supostamente desligados (em Stand by).
O ideal, segundo os especialistas, é que ao nos ausentarmos por longos períodos,  algumas horas, desligarmos os aparelhos da tomada, ou utilizarmos chaves mecânicas, como os filtro de linhas, estabilizadores, e outros possuem.

Fonte: http://www.espacoacademico.com.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário