sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Novos estudos apontam relação entre obesidade e câncer !

Publicado em um artigo na revista de medicina Lancet, os cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine afirmam que um número menor de câncer seria detectado se as pessoas não estivessem acima do peso.
Se os níveis de obesidade continuarem a aumentar, estimam os pesquisadores, 3,7 mil novos diagnósticos de câncer serão feitos anualmente.

A pesquisa monitorou alterações na saúde de cinco milhões de pessoas que vivem na Grã-Bretanha durante sete anos. Foi descoberto então, uma relação direta entre o aumento de peso - de 13 a 16 quilos em adultos - e o crescimento do risco de desenvolver seis tipos de câncer.
O câncer de útero foi o que teve o maior aumento de risco. Depois vieram vesícula, rim, colo do útero, tireoide e leucemia - que teve o menor aumento do risco.
Pessoas com altos índices de massa corporal (IMC, calculado com base no peso e na altura) também foram mais propensas a desenvolver câncer do fígado, cólon, ovários e câncer de mama pós-menopausa.
Embora a obesidade esteja associada ao desenvolvimento de tipos de câncer mais comuns - que representam 90% dos cânceres diagnosticados no Reino Unido-, os pesquisadores dizem que alguns não mostraram nenhuma relação com o peso.
O especialista Tom Stansfield, da organização Cancer Research UK, disse que a pesquisa deixa "clara" uma relação entre excesso de peso e riscos de desenvolver câncer.
Já é sabido que uma dieta equilibrada por si só já previne diversos tipos de cânceres.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Nenhum comentário :

Postar um comentário