sábado, 16 de agosto de 2014

Nascem mais meninos ou meninas ?

Apesar de observarmos um número maior de nascimentos de meninas, estudos indicam que  em média, no Brasil, nascem cerca de 105 homens para cada 100 mulheres. A explicação está na maior mobilidade dos espermatozoides que carregam o cromossomo Y, responsáveis pelo sexo masculino. Entretanto, estudos indicam que há um número maior de espermatozoides com o cromossomo X, responsável pelo sexo feminino ,mas estes parecem se mover mais vagarosamente não alcançando assim o óvulo com a mesma eficiência dos demais.

Nos mamíferos e em muitos outros animais as fêmeas têm dois cromossomos X (abreviado XX) e os machos um cromossomo X e um Y (abreviado XY). O cromossomo Y é muito menor e evoluiu a partir de um X através da perda massiva de genes.
O cromossomo Y sofria com as más notícias. Em 2002, outra pesquisa publicada na Nature previa que ele estaria extinto em 10 milhões de anos, o que deixou muita gente divagando se os homens iriam junto. Isto poderia indicar uma diminuição do número de meninos. Mas o novo estudo diz que a diminuição dos cromossomos Y ocorreu em um passado muito distante e que o cromossomo tem se mantido maravilhosamente estável há milhões de anos. O genoma humano tem 22 pares de cromossomos mais um par que determina o sexo.
No Brasil os homens estão muito mais sujeitos à mortalidade do que as mulheres, sobretudo por causas violentas. Prova disso é que, se considerada a razão homens/mulheres na faixa de 0 a 9 anos, o resultado é de 103,8 homens para cada 100 mulheres. Ou seja, com o passar dos anos, o número de homens em relação ao de mulheres passa a diminuir.
De acordo com os dados do Datasus (Ministério da Saúde), 91,4% (47.749 vítimas) dos 52.260 assassinados ocorridos no Brasil (2010) eram homens e 53,5% (27.977 vítimas) eram jovens, entre 15 e 29 anos. Consideradas as variáveis juntas (homens e jovens, entre 20 e 29 anos), tem-se que, em 2010, foram assassinados 29.440 ou 56% do total de mortos no país, enquanto que o número de mulheres jovens, entre 20 e 29 anos assassinadas ano foi de 2.365 ou 4,5% do total.
Assim, observa-se que a vulnerabilidade masculina em relação à violência é realmente um fator que justifica a existência de uma significativa desproporção entre homens e mulheres no país, sobretudo na faixa etária de 20 a 39 anos, razão pela qual existem mais mulheres que homens !

Fontes: http://institutoavantebrasil.com.br/;
    http://noticias.terra.com.br/

2 comentários :

  1. okAt birth the ratio is higher, with 107 boys for every 100 girls. Boys have a higher risk of death in childhood and adulthood, so the ratio levels out. At increased ages, the ratio favors women. The United Arab Emirates has the largest gender ratio of 228 males to 100 females. The country with the largest female ratio is Estonia, and brasil with 85 males for every 100 females.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, queria pedir que compartilhassem o vídeo que o canal Minuto da Terra postou hoje, "Por que nascem mais meninos do que meninas?" https://www.youtube.com/watch?v=kYO-uP_bZ2A Obrigado!

    ResponderExcluir