segunda-feira, 21 de julho de 2014

Tamanho das estrelas conhecidas pela ciência !

Estrelas como o nosso Sol são consideradas de pequeno porte. Na animação que se segue, feito em GIF, podemos ter uma ideia das estrelas que existem e seus respectivos tamanhos. É preciso considerar que essa grandeza é em termos de diâmetro, mas não necessariamente em massa ou luminosidade.

Em termos de massa, o recorde atual pertence à estrela R136a1. Descoberta recentemente pelos cientistas, ela possui uma extrema densidade e está localizada na Nebulosa de Tarântula. Sua massa é 265 vezes maior que a do Sol e seu diâmetro, 15 vezes maior
Se considerarmos, no entanto, o quesito luminosidade – isto é, o brilho real que as estrelas possuem, e não o brilho aparente –, a liderança fica com a estrela LBV 1806-20, que é 38 milhões de vezes mais brilhante que o sol.
Aguarde carregamento do GIF e acompanhe as grandezas !

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior. A VY Cma está morrendo e vem depositando sua massa em uma galáxia próxima a ela.
2º - WOH G64: é outra hipergigante vermelha e possui um diâmetro correspondente a 2.000 sóis. Sua posição aparente está na Grande Nuvem de Magalhães.
3º - V354 Cephei: essa estrela está classificada na categoria de supergigante e também possui um aspecto avermelhado, localizando-se na Via Láctea a cerca de 9.000 anos-luz de distância da Terra. Seu diâmetro é 1.520 vezes maior que o do Sol.

Nenhum comentário :

Postar um comentário