quinta-feira, 10 de julho de 2014

O que são Artes Marciais ?

A expressão "Artes Marciais" provavelmente veio com os romanos, devido aos ensinamentos do deus da guerra, Marte, na mitologia grega era chamado Ares, onde existe o combate sem o uso de armas. Não há relatos históricos que comprovem esta afirmação, porém é a mais aceita.


Segundo a crença, surgiu com o monge budista Bodhidharma. Pregando o culto ao corpo, mente e espírito, com técnicas e exercícios. Esta arte, propagou se pela China, em templos budistas que sofriam contantes ataques, como forma de defesa. 
Os novos discípulos através de suas peregrinações, levavam estes ensinamentos a outros templos, que desenvolviam novos conceitos e técnicas, aprimorando a arte marcial de acordo com às características de sua região, criando estilos vinculados a uma mesma arte, como por exemplo o Kung Fu (Garra de Águia, dragão, Ton Lon, etc.).
E nos países ( na maioria os orientais) temos as artes marciais característica de seu país judô, aikidô para o Japão, Tae kwon do e Hapkido na Coréia, Viet vo dao no Viet Nã e diversas outras.
No geral toda arte marcial, deve seguir do príncipio que ele deve ser praticada e usada para o auto-conhecimento, auto-controle e auto-afirmação como ser humano, pois toda arte marcial sem filosofia e doutrina é somente luta, contrastando com o “ensinamento do deus da guerra”.
As principais Artes Marciais são:
China: Kung fu · Tai Chi Chuan · Wing Chun · Wushu · Shaolin Quan · Bajiquan · Shuai Jiao · Chin-Na · Kenp? · Sanshou

Japão: Aikido · B?jutsu · Bujutsu · Caratê · Iaidô · Iaijutsu · Jiu-jitsu · Judô · Kendo · Kenjutsu · Kyudo · Naguinata-do · Ninjutsu · Sumô

Tailândia: Muay Thai · Krabi Krabong

Coreana: Hapkidô · Haidong Gumdo · Taekwondo · Tangsudo

Vietnamitas: Viet vo dao · Qwan Ki Do

Indiana: Chakram – Kallaripayattu – Vajramushti

Filipinas: Eskrima – Silat (arquipélago Malaio)

Ocidentais: ArtDo · Boxe · Capoeira · Esgrima · Full contact · Jeet Kune Do · Kombato · Luta greco-romana · Morganti ju-jitsu · Sambô · Savate · Shobu-ryu · Submission Fighting · Pancrácio



Nenhum comentário :

Postar um comentário