quarta-feira, 16 de julho de 2014

De onde veio o nome Google ?

Google - A empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, fundada por Larry Page e Sergey Brin enquanto estudantes da Universidade Stanford  de doutorado. Hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade.

Enquanto os motores de busca convencionais exibiam resultados classificados pela contagem de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página, os dois teorizaram sobre um sistema melhor que analisava as relações entre os sites. Eles chamaram esta nova tecnologia PageRank, onde a relevância de um site era determinada pelo número de páginas, bem como pela importância dessas páginas, que ligavam de volta para o site original.
O nome para o Google, proveniente foi um erro ortográfico da palavra "googol", o número um seguido por cem zeros que foi criado para indicar a quantidade de informação que o motor de busca podia processar, o nome também reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web. Esta palavra(googol), ou melhor, este termo matemático representa o número 1 seguido de 100 zeros. O googol é, pois, 10 à potência 100, ou seja, 10 vezes 10 vezes 10 …com esta multiplicação repetida 100 vezes.
A origem deste termo data a 1938 com uma história bastante peculiar.
Nesta data, o matemático norte-americano Edward Kasner perguntou ao seu sobrinho de  9 anos que nome haveria de dar a um número muito grande. E do espanto desta criança ao ver este número surgiu a palavra "googol".
Contudo, devido a um erro ao soletrar este conceito para procurar se tal domínio estaria disponível, formou-se "google", que agradou a Larry Page e assim registou o site google.com (Este registo data a 15 de Setembro de 1997).
Segundo o Google o significado oficial : "Google é um trocadilho com a palavra 'googol', que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo Google reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informação disponível na web e no mundo."

Fontes: http://pt.wikipedia.org/;
         www.google.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário