sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cresce o número de infectados pelo HIV no Brasil !

A média global de infecções pelo vírus HIV está em torno de 13% nos últimos três anos e o número de óbitos relacionados diminuiu 35% de 2005 a 2013, segundo relatório da ONU, porém no Brasil os números estão piorando.
Entre as causas do aumento estão a desinformação entre jovens, a discriminação contra gays e problemas de foco nas campanhas do governo.

Infelizmente, segundo a Unaids, um número maior de infecções são contabilizadas em grupos específicos como gays, profissionais do sexo e usuários de drogas. Além disso, ao menos um terço das novas infecções na região ocorre em jovens, com idade entre 15 anos e 24 anos.
Segundo os especialista muitos jovens de hoje se protegem menos, acham que não precisam de camisinha, até por acreditarem que Aids é uma doença do passado ou de pessoas mais velhas. Estes não viram ídolos morrerem em decorrência da doença, o que agrava o caso.
O governo brasileiro concorda com o crescimento de novos casos, mas relaciona o aumento dos casos com um maior número de testes realizados. Em nota, o Ministério da Saúde informou que "a cobertura da realização dos exames passou de 28% da população sexualmente ativa (15 a 64 anos), em 2005, para 37%, em 2013".
O preconceito contribui para o crescimento da doença, visto que jovens gays demoram a fazer testes e a procura por tratamentos. Segundo a Unaids, isto é um erro grave pois o tratamento com medicamentos retrovirais além de proporcionar uma maior sobrevida, diminui os casos de transmissão em até 96 %.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Nenhum comentário :

Postar um comentário