domingo, 20 de julho de 2014

Como surgiu a expressão O.K ?

O "O.K." é possui origem  desconhecida e etimologia muito discutida. Equivale à expressão em português "Está bem!" e suas derivações.
A primeira vez que apareceu o acrônimo O.K. foi no dia 23 de Março de 1839 no jornal "Boston Morning Post", cuja autoria é atribuída ao seu editor Charles Gordon Greene.

Não é possível afirmar a origem correta da expressão O.K. Existem diversas teorias:
Origem alemã: Muitos estudiosos acreditam que é uma deformação da expressão All Correct (por "Oll Korrekt"), que quer dizer "tudo está correto", cuja origem provavelmente remonta à expressão Olles kloer do baixo alemão..
Origem Indígena norte-americana: Outros estudiosos afirmam que o O.K. provem de okeh que na língua nativa americana Choctaw significava "sim".
Origem afro-americana: Outras teorias indicam que O.K. pode ter uma origem africana e que foi levada para os EUA pelos escravos provenientes daquele continente, o que deriva da forma de afirmação latina hoc ille ou do occitano oc que significa "sim".
Origem grega: Outra fonte possível para o O.K. pode ser a expressão grega transliterada a seguir: olla kalá, que significa tudo bem.
Origem norte-americana: Em outra teoria a expressão "O.K." teria se originado dentro dos quartéis militares durante a Guerra da Secessão. Quando as tropas voltavam para os alojamentos depois de um dia de batalha sem a morte de nenhum militar, era exposto um grande painel com os caracteres "0K", que significava "0 Killed", (que em português quer dizer zero mortos) que era um bom sinal, pois após um dia inteiro não havia mortos, por esse motivo foi traduzido como "tudo bem".
Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário :

Postar um comentário